Muro com painéis de turquesa

INSTITUTO DE MEDICINA

ORIENTAL   HISTÓRICO

O Instituto de Medicina Oriental (IMO), inscrito sob o CNPJ 02.096.902/0001-07, teve início em 3 de setembro de 1997, em Joinville – SC, fundado por Byung-Il Lee, natural de Seul, Coreia do Sul, Mestre de Arte Marcial e Medicina Oriental que desde 1989 vive no Brasil. O Instituto visa promover a Medicina Oriental no Brasil, realizando em diversos municípios atividades educacionais e de divulgação pública, atendimento clínico e eventos nacionais e internacionais; além de parcerias com instituições de outros segmentos da Medicina Natural, Bem Estar e Relações Internacional.

Instituto de Medicina Oriental   1º Escols de Medicina Oriental em Santa Catarina.

Todos os cursos oferecidos pelo IMO possuem registro educacional emitido pela Secretaria de Estado da Educação e do Desporto de Santa Catarina, conforme a Portaria E/164/SED, de 25 de outubro de 1999, que outorga registro para cada modalidade das diversas funções da Medicina Oriental como Acupuntura, Auriculoterapia, Bio Energia, Massagem Oriental, Fitoterapia, Koryo Sooji Chim, Qi Gong, Tae Kwon Do, Defesa Pessoal, Yoga, I Ching, Feng Shui, Culinária Oriental, Exercícios Medicinais, Alongamento, Respiração e Meditação.

            O Instituto de Medicina Oriental é uma das entidades pioneiras na promoção das Medicinas Complementares no Brasil, tendo realizado anualmente o Congresso Nacional de Medicina Natural, desde 1997, em Joinville e Balneário Camboriú – SC, até o ano de 2014, totalizando 17 edições.

            Em 2001, durante o 4º Congresso Nacional de Medicina Natural, surge o CEBRASH – Centro Brasileiro de Saúde Holística, localizado na Av. Brasil, número 1500, Edifício Sibara sala 401 – instituição destinada a atendimento clínico e ensino de Medicina Oriental, vinculado ao IMO.

Em 2 de março de 2004, Mestre Byung-Il Lee é certificado como Embaixador da Paz da ONU pela UN-IAEWP (United Nations International Association of Educators for World Peace) e pela UN-WPMAAA (United Nations World Peace Martial Arts Ambassador Association), em reconhecimento às atividades realizadas pelo Instituto de Medicina Oriental na América Latina.

Em 2004 o IMO foi conveniado pelo Governo Estadual do Mato Grosso na implementação do projeto FITOPLAMA – Programa Estadual de Fitoterápicos, Plantas Medicinais e Aromáticas – sob a administração do então governador estadual, hoje senador Blairo Maggi. O programa reproduz no Mato Grosso as ações do projeto FITONATIVA, pesquisa científica sobre plantas medicinais que vinha sendo conduzida pelo IMO em Santa Catarina. A pesquisa resultou na publicação editada a nível nacional “19 Plantas medicinais para 60 enfermidades comuns” e teve como destaque os estudos sobre o Ginseng e o óleo de Copaíba, com dois artigos científicos publicados em revistas da área de Fitoterapia.

Em 2013, Mestre Byung-Il Lee realiza um ciclo internacional de palestras sobre a Medicina Oriental, com eventos no Peru, Equador, Bolívia e California (EUA). Na ocasião da visita à California, Mestre Byung-Il Lee recebe a graduação de faixa preta 7º Dan em Hapkido, na International Sky Martial Arts Federation; e o IMO firma, então, um acordo de colaboração mútua com a Hongik International University, de Los Angeles, California, para a troca de conhecimentos e cooperação pelo desenvolvimento da Medicina Oriental.

Em 22 de abril de 2014 é fundada a sede paranaense do Instituto de Medicina Oriental, IMO Regional Curitiba, inscrito sob o CNPJ 17.980.629/0001-48. O IMO torna-se então IMO INTERNACIONAL, presente em cinco países (Brasil, Peru, Equador, Bolívia e Argentina), com sua apresentação oficial no 1º Symposium Internacional de Medicina Oriental, realizado em 16 e 17 de agosto de 2014 no Hotel Nikko, localizado na Rua Barão do Rio Branco, número 546, Curitiba – PR.

Em 21 de outubro de 2015 o CEBRASH – Centro Brasileiro de Saúde Holística é desmembrado do IMO, passando a funcionar na Av. Brasil 180, sala 02, Pioneiros, Balneário Camboriú – SC. O Cebrash, então, assume também a função de Associação dos Terapeutas, com trabalhos voltados ao cuidado com a qualidade profissional dos terapeutas de Medicina Oriental, oferecendo formação, assessoria e certificação.

Mestre Byung Il-Lee até hoje mantém vivo o sonho de criar uma faculdade de Medicina Oriental, trabalhando com pesquisas científicas e pela formação de um corpo docente a nível de mestres e doutores em Medicina Oriental e colaborando pelo desenvolvimento desta no Brasil de maneira cada vez mais acessível à população.

DR. BYUNG IL LEE           (Atualizado em 2022)

Doutor em Medicina Oriental e Herb Clinic – Glenford University USA; Representante Oficial Fundação Cultural de Korea – Arirang.

Reperter UN News  No. Br-21-113


Diretor Geral do Instituto de Medicina Oriental (Escola Especializada) ;
Presidente do CEBRASH – Centro Brasileiro de Saúde Holística; (Atual); www.cebrash.com
Diretor Marketing da FCT e CCI Korea (Atual) www.ccik.com.br
Organizador do Evento nacional e Internacional – CNMN (Congresso Nacional de Medicina Natural) e SIMN
Premiação Dr.Hipócrates através do Comitê Internacional de Medicina Alternativa;
Prêmio Educador de World Peace (Prêmio máximo de UN-IAEWP); No.Ko 20-015
Prêmio The Presidential Active Lifestyle Award USA
Consultor de Projetos Fitoterapêuticos ; Gov.MT
Embaixador da Paz (Repoter) – UN-IAEWP / ONU;
Premio UN World Peace Grand Prize – 2005 e 2021;
Presidente da CCIK – Câmara de Comércio Internacional da Korea.

Diretor Presidente da Circuito Mais Brasil.


한브 상공회 브라질 협회 회장.

세브라시 대체의학 협회 회장.

잡지 브라질 마이스 편집장,기자.

유엔 USA 기자 Br-21-113

( 아라랑 문화진흥국제재단 브라질 지국장)  2021                                                            

제 23회 세종 문화상 자랑스런 한국인 대상 수여  2020                                              

유엔  세계평화대상  No.Ko 20-015